sábado, 14 de abril de 2012

Edgar Morin - Educação

1


2

Roda Viva - Edgar Morin

1


2


3


4

Fronteiras do Pensamento - Maria Rita Kehl

1


2


3


4


5

Maria Rita Kehl - "O tempo e o cão: depressão, temporalidade e sintoma social"

1


2


3


4


5


6


7


8

Não goste de trabalhar muito.wmv

Café Filosfico A criança em seu mundo Mário Sérgio Cortella

Aceleração e Depressão - Maria Rita Kehl no Café Filosófico

Brasil. Uma história inconveniente (BBC 2000)

Conexão Repórter - SBT - No rastro do preconceito - 01 06 2011

A Negação do Brasil - O Negro nas Telenovelas Brasileiras

O Negro no Brasil - Caminhos da Reportagem (17/11/2011)

Raça Humana

Este é um documentário produzido pela TV Câmara sobre o tema das cotas raciais, especialmente no caso da Universidade de Brasília.

01



02



03



04





FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Dulce Queiroz
Edição e Finalização: Joelson Maia
Imagens: Claudio Adriano; Edson Cordeiro; André Benigno
Videografismo: Ernani Pelúcio
Produção: Pedro Henrique Sassi e Pedro Caetano
Trilha Original: Alberto Valerio
Coordenação Geral: Dulcídio Siqueira
Tempo: 42 minutos

Este é um documentário produzido pela TV Câmara sobre o tema das cotas raciais, especialmente no caso da Universidade de Brasília.Há a exposição de argumentos dos dois lados, tanto dos que são contra quanto dos que são a favor.São entrevistados alunos cotistas, militantes de movimentos negros, professores da UnB e políticos, além do sociólogo Demétrio Magnoli, que é abertamente contra as cotas ou qualquer medida de racialização da sociedade brasileira.
"Raça Humana" foi vencedor da categoria Documentário, na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anisitia e Direitos Humanos, em 2010.

Para baixar: http://www2.camara.gov.br/tv/materias/RACA-HUMANA/187539-RACA-HUMANA.html

O mito da raça - Demétrio Magnoli no programa Café Filosófico CPFL (TV Cultura)

No começo, raça era apenas nação: um grupo humano que percorre a sua própria trajetória no firmamento do tempo. O mito contemporâneo da raça configurou-se há apenas dois séculos, com o "racismo científico". O seu paradigma é a busca da pureza, sob pretexto de estar buscando a célula primeira: ele opera pela separação dos corpos e das descendências. Incorporado ao mundo da política, serviu para a perpetuação de privilégios e hoje, fantasiado de multiculturalismo, é ferramenta para a delimitação de clientelas eleitorais.

Palestra de Demétrio Magnoli no programa Café Filosófico CPFL

01


02


03


04

A Difícil Tarefa de Tomar Decisões com Flávio Gikovate

Tomar certas decisões as vezes são muito difíceis. Chegamos a pensar que é impossível. Levamos muito tempo para agir ou chegamos ao ponto de não agir em função de medos relacionados a terceiros. Separei o áudio abaixo que foi gravado em um programa ao vivo na CBN com o médico psiquiatra Dr. Flávio Gikovate. O áudio tem duração de 57 minutos. Vale a pena ouvir para tomar as suas decisões.

Maria Rita Kehl - Identidades sociais e ressentimento psicológico

1


2


3


4

Maria Rita Kehl no Colégio Oswald

Estratégias para a vida

Seleção de conteúdos apresentados nas palestras da CPFL Cultura, entre os anos de 2003 e 2011

1. Num mundo em que se combinam desejo, sexo, relações afetivas e relações de consumo, poderia o amor ainda ser o encontro permanente?

Com Tales Ab'Saber, Carmita Abdo, Flávio Gikovate, Maria Helena Guerra, Carlos Byington.




2. Na sociedade do culto ao ideal do corpo perfeito, onde encontrar a saúde e a felicidade com nosso corpo real? Será que a busca pelo ideal nos aproxima ou nos afasta da saúde e da felicidade que podemos construir?

Com André Martins, Joel Birman, Hélia Borges, Marcelo Coelho, Dani Lima, Nelson Lucero, Ivaldo Bertazzo.



3. Pais e professores contemporâneos perderam o monopólio da educação dos filhos. Como enfrentar os desafios da diversidade da vida social na família, na escola, no trabalho?

Com Diana Corso, Fabricio Carpinejar, Julio Groppa Aquino, Rosely Sayão, Mario Sergio Cortella, Mario Corso.



4. Como construir novas identidades femininas e masculinas no mundo em que homens e mulheres assumem novas sensibilidades, mas parecem cada vez mais insatisfeitos consigo mesmos e com os outros?

Com Sócrates Nolasco, Tai Castilho, Paulo Fernando de Souza, Contardo Calligaris, Paulo Schiller, João Silvério Trevisan, Monica Waldvogel, Xico Sá, Marcia Tiburi, Jorge Forbes.



5. Um mundo onde tudo parece estar à nossa disposição, desejos não realizados produzem sentimentos de perda, frustração e luto. Como nos recompor diante das perdas e da morte, a desilusão absoluta da vida?

Com Olgária Matos, Antônio Mourão Cavalcante, Eduardo Viveiros de Castro, Ivan Capelatto, Daniel Lins, José Miguel Wisnik.



6. Na sociedade contemporânea, o conhecimento é o principal fator de produção. Que tipo de relação estamos construindo com o trabalho? Será que a competição cederá espaço para a colaboração criativa?

Com Scarlett Marton, Marcos Cavalcanti, Paulo Gaudêncio, Silvio Meira.



7. A arte produz o paradoxo, a surpresa, o inusitado. A obra de arte fala e sua voz tenta explicar o mundo. Como a arte nos ajudará a romper com dogmatismos e crenças que parecem ser verdades absolutas?

Com Jorge Coli, Oswaldo Giacoia Jr., Plínio Smith Junqueira, Nilton Bonder, Viviane Mosé, Enrique Diaz, Lobão.



8. Vida no mundo contemporâneo: um percurso sem turbulências? Liberdade, segurança, ansiedade, depressão: limites, patologias ou sintomas?

Com Benilton Bezerra, Mario Eduardo Costa Pereira, Leandro Chevitarese, Renato Janine Ribeiro, Maria Rita Kehl, Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Yves de La Taille, Carlos Nobre, Ricardo Guimarães.



9. Internet: mundo virtual ou relações humanas? Rede de computadores ou de pessoas? Seriam as redes sociais um novo espaço para desenvolver a afetividade humana e a inteligência coletiva? Qual a medida?

Com Marcelo Tas, Martha Gabriel, Ronaldo Lemos, Jorge Mautner, Pierre Lévy, Marilena Chauí, Gilberto Gil.

Piaget por Piaget

01


02


03


04

Jean Piaget por Yves de La Taille

01


02


03


04

TV Cultura - Roda Viva - Patch Adams - 09 Abr 2007

Yves de La Taille - Turistas ou Peregrinos - Café Filosófico (TV Cultura)

Centro de Formação - Yves de la Taille - O que é regra?



Yves de La Taille: "Nossos alunos precisam de princípios, e não só de regras" : http://jogos-co-operativos.blogspot.com.br/

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O desafio do direito a cultura para o desenvolvimento nacional

Desafios da Educação - Bernardo Toro / Colômbia

INVISIBLES - Igualdad de Género (Desigualdad de la mujer sistema capital...

Bernardo Toro - Visión de Argentina

O desafio do direito a cultura para o desenvolvimento nacional

Essa é a pergunta que entrevistados buscam responder no terceiro vídeo da série "Cultura Viva". "O desafio da cultura, da comunicação e da política é criar arquiteturas para que todas as ideias possam circular e competir ", defende Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano. A cultura tem papel central no desenvolvimento nacional, é papel do Estado promover o acesso e a defesa de bens culturais, em especial, àqueles pouco favorecidos pelo mercado, afirmam entrevistados. Veja mais em www.vermelho.org.br/tvvermelho

Ciclo Mesa de Innovación para la Reconstrucción- Capital Social- Felipe ...

Bernardo Toro no IX Encontro da Rede CDI

Bernardo Toro: "Uma REDE que PRODUZ, DEMOCRATIZA e COMUNICA CONHECIMENTO que LIBERTA. Aqui estão colocados todos os problemas da América Latina. Ser rede, ser produtivos, democráticos. O projeto democrático começou na América Latina com a constituição do Brasil. Até 1988, a América Latina nunca havia apostado em um projeto democrático. Apostou durante duzentos anos em um projeto liberal, mas não um projeto democrático. Temos problemas de conhecimento, como o problema da educação, já que não temos educação pública de qualidade. E por todas essas coisas temos problemas de liberdade porque temos problema de autonomia. Um homem é realmente autônomo quando tem auto-conhecimento, auto-estima e auto-regulação. Auto-conhecimento, auto-estima e auto-regulação: este é o valor que temos neste Imaginário."

Recado de Bernardo Toro à juventude

De forma didática, o educador colombiano Bernardo Toro dá um recado à juventude brasileira sobre o que é e como fazer mobilização social. Fala da importância de organizar-se em grupos, de conhecer a história do país e os mecanismos de diálogo e particpação com o governo.

Surplus (legendado em Português BR)

O documentário Surplus mostra os excessos da produção em massa e o consumo desenfreado de nossa era. John Zerzan é considerado o Guru da anti-globalização e o produtor Eric Gandini se baseiam nos pensamentos de Zerzan para mostrar o lado nefasto da cultura consumista em que vivemos

Clássicos da Sociologia

Clássicos da Sociologia - Karl Marx

O aspecto sociológico do pensamento de Karl Marx é apresentado com base em entrevista do sociólogo Gabriel Cohn e a caracterização in loco da economia de uma pequena cidade paulista.



Clássicos da Sociologia - Emile Durkheim



Clássicos da Sociologia - Max Weber

Artemisia - Negócios Sociais



"Entre ganhar dinheiro ou fazer a diferença no mundo, fique com os dois" Descubra o que são negócios sociais e conheça a Artemisia, organização pioneira no assunto, no Brasil.

sábado, 7 de abril de 2012

Gil Giardelli - A Era da Generosidade Coletiva - TEDx Porto Alegre



Gil Giardelli é um dos maiores especialistas brasileiros em cultura digital. Já fundou cinco empresas na área e atualmente é Diretor Executivo da Gaia Creative, onde implementa ações de redes sociais e web colaborativa para organizações como BMW, Hospital Albert Einstein e Grupo Cruzeiro do Sul. Academicamente, tem seu trabalho voltado para os estudos da Sociedade Imediatista e do Mundo.com. Gil coordena cursos no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM e é professor de MBA e Pós Graduação em São Paulo e em Brasília.

Deus Existe - Comercial da Macedônia (Albert Einstein)

AIESEC in MTV

Historia de AIESEC

Nick Vujicic - Motivador Internacional - Inspirational Speaker - Costa R...

Charla de agustin pichot sobre motivacion y liderazgo

Liderazgo Joven | AIESEC Buenos Aires

¿Qué es AIESEC?

AIESEC CORPORATE VIDEO Spanish

Video Corporativo de AIESEC en España

AIESEC Peru Video Corporativo

AIESEC Central America South (Costa Rica &Panama) promo 1

AIESEC Venezuela

Potencia Ventures - AIESEC International Congress 2011 Launch

MBA Negócios SocioAmbientais



Pioneirismo e olhar para inovação: O MBA está focado no que há de mais novo nas diferentes esferas de discussão tanto acadêmica como de mercado.
Co-aprendizagem:Processo de aprendizagem dinâmico e conhecimento construído de forma coletiva baseado na troca de experiências.
Integração do conhecimento técnico com o comportamental: Técnica transferida para ambiente concreto, a serviço da transformação positiva da sociedade.
Foco em diferentes realidades: Olhar para desafios locais e globais. Estratégias de negócios para o topo e, principalmente, para a base da pirâmide.
Imersão: ambiente inspirador, que estimula o desenvolvimento de novas ideias

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Historiadora Riane Eisler propõe modelo econômico baseado na solidarieda...

Projeto Oasis

Oasis Game


Oasis India


Oasis Holland

TEDxAmazônia - Edgard Gouveia Jr lembra que somos mais fortes do que pa...

El Mundo de Mañana - El gran documental de TV

Bernardo Toro "El rol de la Empresa en los bienes públicos"

A história das coisas

Guerreiros Sem Armas (2011)

Guerreiros Sem Armas 2007

Edgard Gouveia Instituto Elos

TEDxAmazônia - Bernardo Toro sobre a coragem de pedir ajuda - Nov. 2010

TEDxAmazônia - Leinad Carbogim sobre como mudar a vida de uma comunidade...

Cambiando Paradigmas En La Educación

de donde vienen las buenas ideas?

los poderes secretos del tiempo

El tao de la física

A dimensão quântica do cotidiano

Mito de la caverna Platón

Fritjof Capra. El Tao de la Física





http://lahuelladelmaestro.blogspot.com/ . Fragmentos del libro "El Tao de la Física" de Fritjof Capra, Doctor en Física Teórica. El audio forma parte del programa "La Huella del Maestro" que se puede escuchar en el anterior enlace, y que trata temas de desarrollo espiritual. La música es de Claude Vezian, del álbum Ascension.

Você S/A: Mussak entrevista Fritjof Capra



Mindwalk / O Ponto De Mutação (legendado PT) - Full version

É o início dos anos 90, o "consciente" coletivo do mundo ainda está fixado em produção em massa para alimentar o consumo em massa. Consciência ecológica ainda era coisa de poucos, vistos pelos demais como fanáticos.

Neste "cenário" consciencial, três personagens se encontram: uma física afastada do trabalho, por conflitos éticos, vivida pela maravilhosa Liv Ullman; um candidato a presidencia dos EUA derrotado nas eleições (Sam Waterston) e um poeta que acabou de viver uma decepção amorosa (John Heard).

Já o "cenário físico" é uma ilha na costa de França chamada Mont Saint Michel, com seu castelo medieval e campos que aparecem e desaparecem pelo movimento das marés, quase sempre encobertos por brumas.

No roteiro, nenhum grande romance, ação ou suspense, apenas conversas sobre idéias que se hoje em dia não são mais novidades, na época eram revolucionárias.
Baseado no livro homônimo de Fritjof Capra e brilhantemente traduzido para o cinema pelo diretor Bernt Capra (irmão do escritor).

Assistimos uma cientista apresentando tanto ao político, quanto ao poeta, o pensamento holístico e o que ele poderia fazer pelo Mundo.

Para ver e rever, especialmente neste momento em que estamos começando a caminhar rumo a uma consciência ecológica cada vez maior. (http://planetacinema.blogspot.com.br/2007/08/ponto-de-mutao-mindwalk-1990.html)


Fritjof Capra - Redes Como Padrão Unificador da Vida (CIRS - Conferência Internacional sobre Redes Sociais) - Março 2011

1


2


3


4


5


6


7