quinta-feira, 15 de março de 2012

Ricardo Antunes - JT - Quem é a classe trabalhadora do Brasil?

A cada nova crise econômica, os trabalhadores são chamados a pagar a conta com cortes de direitos, diminuição dos postos de trabalho e consequente aumento do desemprego. Além disso, mudanças nos processos produtivos transformam as relações profissionais a cada dia, alterando também o perfil da classe trabalhadora no Brasil. E ninguém melhor para falar sobre essa mudança do que o sociólogo Ricardo Antunes. Professor-titular da Unicamp e doutor pela USP, ele tem 15 anos dedicados ao estudo das relações de trabalho, sendo autor de diversos livros sobre o assunto.





Kleber Rodrigues - JT - Trabalhando com pessoas difíceis

Pessoas consideradas difíceis estão por toda parte. Há as falantes demais, as inoportunas, fofoqueiras, intrometidas, egocêntricas, nervosas em excesso, explosivas, que nunca estão erradas. Lidar com elas, especialmente no trabalho, é um grande exercício de tolerância e conhecimento de nossos próprios limites. Nesta entrevista,
o consultor de empresas Kleber Rodrigues, especialista em marketing, liderança e motivação, dá dicas de como trabalhar com pessoas difíceis. Ele já desenvolveu treinamentos e ministrou palestras em mais de uma dezena de empresas e órgãos públicos, entre eles Petrobrás, Correios, Rotary, Exxon Mobil, FioCruz e Prefeitura do Rio de Janeiro.





Divaldo Luiz de Amorim - JT - Testes de seleção ou invasão de privacidade?

Você trai sua mulher? Fuma? Como você lida com seu peso? Já sofreu um colapso nervoso? É simpatizante do comunismo? E o que você faz nas horas vagas? Essas perguntas bem que poderiam fazer parte de um interrogatório, mas na verdade foram pinçadas de entrevistas de emprego de algumas empresas. Nesta entrevista, o advogado trabalhista Divaldo Luiz de Amorim discute como as sofisticadas técnicas de recrutamento empresarial têm afetado os chamados direitos de personalidade, atormentando a vida de quem busca uma vaga no mercado de trabalho.





Mario Sergio Cortella - JT - Qual é a tua obra?

Nesta entrevista, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella lança uma série de reflexões sobre o mundo do trabalho. Para ele, devemos substituir o hábito de fazer coisas sem sentido maior pelo sentimento de construção de uma obra. E isso vale tanto para nossas relações no trabalho, quanto na vida pessoal. Esse, aliás, é o tema do livro: "Qual é a tua obra: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética", de sua autoria. "O problema é que muitas pessoas confundem trabalho e emprego. Emprego é fonte de renda, enquanto trabalho é fonte de vida", resume Cortella.





José Álvaro Cardoso - JT - Qualificação profissional e aquecimento do mercado de t...

O Brasil reduziu sua taxa de desemprego a níveis históricos em 2010, abaixo de sete por cento, segundo o IBGE. Mas o crescimento da economia também traz um desafio: nossos trabalhadores estão suficientemente capacitados para acompanhar a oferta de vagas, que não para de crescer? Nessa entrevista, o economista José Álvaro Cardoso, supervisor técnico em Santa Catarina do Dieese, discute o 'apagão' de mão de obra qualificada no Brasil.





Margarida Lacombe Camargo - JT - União homoafetiva

O casamento de pessoas do mesmo sexo, realidade em boa parte da Europa, é também permitido em quatro países da América do Sul. Exaltado pela sua diversidade e conhecido como país do carnaval, o Brasil não está nesse grupo. Nesta entrevista, a professora Margarida Lacombe Camargo discute qual o tamanho de nosso preconceito nessa questão. Ela coordena os cursos de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem doutorado pela Universidade Gama Filho, além de mestrado pela Pontifícia Universidade Católica, ambas no Estado do Rio de Janeiro.





Laercio Luiz dos Santos - JT - Empreendorismo: vocação ou treinamento?

Não faz muito tempo que o ensino do empreendedorismo passou a frequentar a rotina das grades curriculares de algumas escolas no Brasil, especialmente as particulares. Este tema, contudo, tem sido tratado com maior ênfase em países do chamado primeiro mundo.
Para tratar desse assunto o JT na TV entrevista o professor e consultor de empresas Laercio Luiz dos Santos, que tem formação em Economia de Empresas, pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e especialização em Qualidade Total e Produtividade.





Paula Brugger Neves - JT - Conscientização ambiental e hábitos de consumo

Trabalhar para viver, viver para consumir. Este programa discute até que ponto nossos hábitos de consumo estão colocando em risco a sobrevivência do Planeta. Itamar Bevilaqua é professor de Direito Ambiental e tem mestrado na área. Paula Brugger Neves é professora de Ecologia e Zoologia da UFSC e doutora na área de Sociedade e Conhecimento.





Roberto Cruz - JT - Síndrome de Burnout

Em inglês, burnout significa combustão total. Na área da saúde, a palavra identifica uma doença que ataca os perfeccionistas e pessoas com extrema dedicação ao trabalho. O tema desta entrevista é a síndrome de bornout, que em 2009 representou a terceira maior causa de afastamentos do trabalho no Brasil, de acordo com o INSS. O psicólogo Roberto Cruz é professor-doutor e pesquisador do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele também coordena, na mesma instituição, o Laboratório Fator Humano, que realiza pesquisas em saúde do trabalhador e desenvolvimento psicológico.





Fernando Serra - JT - Administrando o tempo no trabalho

Pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral com mil executivos revelou que mais da metade deles não estão satisfeitos com o tempo dedicado à vida pessoal. Conciliar vida pessoal e trabalho tem sido um dos principais desafios do mundo moderno. A escassez de tempo, por sinal, é uma das sensações mais democráticas que existe: afeta pobres e ricos, estudantes de todas as faixas etárias, homens e mulheres. O entrevistado, Fernando Serra, é doutor em engenharia, consultor de empresas e autor de 12 livros sobre marketing e gestão estratégica. Entre eles, um específico sobre administração do tempo (O tempo em sua vida), escrito em parceria com Jurandir Sell Macedo.






Fernanda Gomes Ferreira - JT - Pesquisa de clima organizacional





JT - Planejamento de Carreira da Mulher





Zilda Arns - TV Justiça (SC) - Ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança

Em 2006 a coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, uma das vítimas do terremoto ocorrido no Haiti, concedeu entrevista ao programa Justiça do Trabalho na TV, produzido pelo TRT/SC. O programa foi veiculado no dia 08 de outubro de 2006 pela TV Justiça.





domingo, 4 de março de 2012

Manipulaçao e Controle Mental 1 de 5 - Lengendado

P1



P2



P3



P4



P5

Gutemberg 89 - Aprenda a Dar Feedback

Um par de sapatos velhos (lição de vida)

AMPUTADOS SUPERANDO LIMITES

A visão da Coca-Cola sobre os processos de comunicação na próxima década.

Dez Integração

Qualidade no ambiente de trabalho

Portal HSM entrevista Ruy Shiozawa - GPTW